domingo, 13 de novembro de 2011

GESTÃO PÚBLICA

A IMPORTANCIA DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA


Proporcionar a comunidade uma gestão participativa, é antes de tudo tornar seus cidadãos participes da construção social, é empoderar um povo que antes oprimido se vê frente ao desafio de se tornar um cidadão(ã) que poder ajudar a construir um município, um estado, um pais.
O Município de São Pedro do Paraná vem construindo aos poucos uma cidade solidária. A partir de uma gestão participativa, criou em Setembro o grupo de Lideranças Municipais, que vem discutindo projetos, com a perspectiva de uma sociedade mais participativa, de cidadãos preocupados com os destinos de seu município. Desde grupo fazem parte o Poder Executivo, lideranças políticas, lideranças sociais, profissionais, que independentemente de opções de legenda partidária estão juntos numa ação em benefício da coletividade.
            A construção desta rede de lideranças é extremamente importante para criarmos um ambiente favorável a uma democracia que valide os pensamento, que respeite as diferenças e que de voz a todos e a todas.
            Os Conselhos de direitos que hoje estão  funcionando em várias esferas sociais, nos dão a clara noção que nosso país está mudando, que a sociedade necessita ser participe da construção de nossas cidades, que necessitamos ser co-responsáveis uns pelos outros, que a cooperação precisa ser co-responsabilidade de todos, que a solidariedade não deve aparecer somente em momentos de flagelo, mas que deve fazer parte da conduta humana.
            O poder não pode ser  concentrado nas mãos de alguns, ele precisa ser compartilhado e compartilhar é antes de tudo dar a possibilidade do outro participar daquilo que também o pertence. Pertencer é fazer parte, é estar junto ser responsável pelas pequenas e grande conquistas sociais.
            O Governo Federal vem estimulando o trabalho em Rede e desde 2010, o Município de São Pedro do Paraná, vem criando possibilidades de efetivação de diálogos entre os atores sociais, entre atores do governo e estes entre si. Precisamos avançar ainda mais, mas sabemos que avançar é antes de tudo concretizar, é dar forma as necessidades do povo. As Conferencias municipais são um bom exemplo de uma participação popular ampla e que as propostas ali retiradas devem ser respeitadas, melhoradas através do diálogo e executadas, com a participação de todos.
Adalberto Sabino
Psicólogo

Reunião no CRAS, comunidade participa e faz a diferença

Neila Frazão Fernandes (Primeira Dama) e o Prefeito João Batista Fernandes

Reunião na Camara Municipal reune comunidade e poder público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo - Deixe seu recado