segunda-feira, 14 de novembro de 2011

4ª CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

POR UM BRASIL MAIS JUSTO PARA TODOS

No ano de 2011 o Município de São Pedro do Paraná, deu um grande salto na realização das Conferencias. Um salto gigantesco foi ter realizado a 1ª Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, mas fomos adiante participando e colaborando na Conferencia Regional de SAN, realizada pela SEDS – Secretaria da Família e Desenvolvimento Social da Regional de Paranavaí, onde vários municípios da região estiveram presentes. Na delegação para a Conferencia Estadual estava configurado o nome de São Pedro do Paraná, representado pelo Psicólogo do Município – Adalberto Sabino. “Pra nós uma grande honra poder representar o município e a Regional de Paranavaí na Conferencia Estadual que se realizou em Curitiba”. A Conferencia Estadual foi tumultuada, com vários episódios de enfrentamento o que é comum nas grandes conferências, as diferenças regionais ficam evidentes. Mas avançamos nos diálogos e superamos as desigualdades. Nossa participação foi importante, coordenamos um grupo, estivemos presentes em várias discussões e ao final com uma pitada de sorte fomos eleitos como delegado do Paraná, para a 4ª Conferencia Nacional de SAN. Um salto gigantesco para um município de pequeno porte como São Pedro do Paraná. Uma grande honra poder representar a Regional de Paranavaí e o Estado do Paraná, na mais importante discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional, onde as proposituras para a implementação de políticas públicas no Brasil, se torna de imperiosa importância.
Citando a IVª Conferencia de SAN
 Saldo positivo, com ampla participação, avaliação e análise de documentos em clima de contribuição, colaboração, respeito e resolução de conflitos – é o balanço que a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, faz da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ocorrida em Salvador, esta semana (de segunda a quinta).
“O encontro, que reúne vários convidados e delegados, coroou o envolvimento de centenas de conferências estaduais e municipais, fruto do envolvimento de 75 mil pessoas. Todos se comprometeram com a análise de onde o Brasil precisa avançar, o que falta e o que estados e municípios têm que fazer para garantir o alimento a todo cidadão brasileiro”, definiu Maya.
Após longas discussões em grupos de trabalhos sobre três eixos temáticos, os 2 mil participantes definiram um documento que sintetiza o relatório das conferências estaduais preparatórias para o evento nacional. “Esse documento será a diretriz para os três níveis de governo”, explicou a secretária.( Fonte: Ascom/MDS).
Abaixo um pequeno trecho da carta, que todos tem acesso através do site do MDS – WWW.mds.gov.br
Reafirmamos que o futuro do Brasil e do mundo depende do aprofundamento da
democracia participativa e redistributiva, para assegurar o direito humano à alimentação
adequada, a soberania e segurança alimentar e nutricional.
Quero agradecer de coração ao Prefeito de São Pedro do Paraná João Batista Fernandes a 1ª Dama Neila Frazão Ferandes, que vem abraçando a causa da Segurança Alimentar e Nutricional e não mediram esforço para que participássemos de todas as fases do processo de discussão das conferencias. Ao SEDS, por acreditar que seriamos capazes de representar a regional, ao governo estadual por investir nos 20 delegados(as) do Paraná e viabilizarmos nossa participação em Salvador.
Esperamos continuar colaborando para um Brasil mais justo e igualitário, com discussões e programas que avancem no sentido de termos uma população consciente do alimento que coloca em sua mesa e que nenhum brasileiro(a) passe fome e que a fome seja  banida do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo - Deixe seu recado